Oito vantagens de comprar uma Scooter Elétrica!

Oito vantagens de comprar uma Scooter Elétrica!Tornar a circulação de pessoas e o transporte de mercadorias cada vez mais sustentáveis e respeitadores do ambiente é um grande desafio que os governos enfrentam neste século, especialmente as administrações locais responsáveis pela organização e gestão do tráfego numa grande cidade.

 

As cidades, cada vez mais povoadas e sobrelotadas, devem tomar medidas para minimizar a poluição e, ao mesmo tempo, não prejudicar as atividades quotidianas dos seus habitantes. Um cenário complexo em que surge um aliado perfeito do tráfego urbano, a trotinete elétrica.

A electromobilidade não tem fim e fabricantes aceleraram o desenvolvimento e a comercialização de veículos elétricos de duas rodas que já são capazes de satisfazer tanto os clientes mais preocupados com o ambiente como os utilizadores mais práticos que, além disso, anseiam por um meio de transporte útil e confortável para o dia a dia.

Vamos conhecer os 8 principais argumentos para escolher esta alternativa de mobilidade urbana.

1. Respeito pelo meio ambiente

Se formos motivados pelo cuidado e sustentabilidade do nosso planeta, a primeira razão é também a mais importante. Utilizar os serviços de uma trotinete elétrica pode tornar-se o nosso “grão de areia” a favor do desafio ecológico acima mencionado.

Uma trotinete elétrica gera menos emissões poluentes do que uma trotinete a gasolina, pelo que, se todos os habitantes de uma cidade optassem por se deslocar numa eScooter, a poluição diminuiria, sem dúvida, consideravelmente e a habitabilidade do ambiente urbano melhoraria.

Por outro lado, estes veículos também se destacam pelo baixo nível de emissões sonoras: são mais silenciosos, outro ponto a favor do aumento da qualidade de vida dos habitantes das cidades.

 

2. Uma mão livre na cidade

Nos últimos anos, grandes cidades como Madrid, Barcelona ou Lisboa começaram a impor restrições ao acesso aos seus centros urbanos, criando as famosas zonas de baixas emissões que implicavam a proibição de entrada de veículos de combustão com diferentes características e em função do seu rótulo ambiental.

Obviamente, as trotinetes elétricas, com a sua etiqueta azul de 0 emissões, não têm qualquer impedimento para circular nas cidades e em ocorrências de elevada poluição.

 

3. Outros privilégios

Além disso, em função dos regulamentos municipais, dispõem de uma série de privilégios ou políticas de incentivo.

É o caso da autorização para circular em faixas especiais e BUS, estacionamento gratuito ou tarifas reduzidas em parques de estacionamento públicos regulamentados, reduções de portagens, etc.

4. Melhoria da autonomia e do recarregamento

Outro dos argumentos que costumava penalizar as trotinetes elétricas era a sua menor autonomia em comparação com um veículo a gasolina. No entanto, isto está a mudar e a quilometragem que as eScooters podem oferecer aos seus utilizadores está a aumentar, em muitos casos ultrapassando largamente os 150 km.

Se tivermos em conta que estes veículos se destinam a uma utilização predominantemente urbana – ou, no máximo, interurbana – e que a média de uma moto urbana é de cerca de 20 quilómetros por dia, as scooters elétricas já oferecem a autonomia necessária para satisfazer as necessidades dos seus proprietários urbanos.

Além disso, as tecnologias desenvolvidas no processo de recarga estão a avançar e o “reabastecimento” de uma eScooter está a tornar-se cada vez mais rápido. Se o utilizador não tiver a possibilidade de recarregar o veículo numa garagem, muitos modelos permitem que a bateria seja removida para que possa ser transportada para casa ou para o local de trabalho e ligada a uma tomada elétrica convencional.

 

5. Incentivos económicos à compra

Embora o preço de compra tenha sido sempre uma desvantagem para as scooters elétricas devido ao seu elevado custo, as diferenças em relação aos preços dos motores de combustão são cada vez menores, especialmente para alguns modelos.

A isto junta-se uma série de ajudas económicas que beneficiam as eScooters e que podem ter cada vez mais peso no processo de compra. Existem planos de ajudas para a compra de veículos eléctricos, como o atual MOVES III em Espanha ou o Fundo Ambiental em Portugal, ajudas económicas que tanto o Estado como as administrações regionais estão constantemente a atualizar e que reduzem o custo inicial para o comprador.

6. Isenções fiscais

Os descontos fiscais são outro dos argumentos económicos a favor das trotinetes elétricas, com muitos municípios espanhóis a implementarem incentivos a favor deste tipo de veículos: isenção do pagamento do imposto de tração mecânica ou reduções significativas no imposto de circulação, que podem chegar aos 75%.

Além disso, não pagam imposto de registo e, em alguns casos, beneficiam de reduções no imposto sobre o rendimento das pessoas singulares.

Também em Portugal existem vantagens fiscais para a aquisição e utilização destes veículos.

7. Menos manutenção e menos custos por quilómetro

As idas à oficina para manutenção serão menos frequentes e também menos dispendiosas. Uma trotinete elétrica não necessita de mudanças regulares de óleo e de filtros, por exemplo. Além disso, o seu sistema de propulsão é mais simples e tem menos componentes e peças móveis do que um motor de combustão e, por conseguinte, a probabilidade de avarias é reduzida.

Em suma, os custos de manutenção são mais baixos, assim como os custos envolvidos na revisão periódica da nossa trotinete elétrica. Além disso – ou melhor, subtrair a isto – as trotinetes elétricas oferecem um custo por quilómetro inferior a metade do das trotinetes a gasolina de potência semelhante (uma trotinete convencional pode gastar entre 7 e 8 € por 100 km, enquanto uma trotinete elétrica gastará entre 2 ou 3 €).

Além disso, os utilizadores da eScooter poderão, eventualmente, “ligar-se” a um grande número de pontos de carregamento gratuitos, como os que se encontram em centros comerciais, aeroportos, zonas de escritórios, etc.

8. Funcionalidade e conforto na cidade

Por fim, as trotinetes elétricas oferecem as mesmas vantagens em termos de mobilidade que as suas homólogas a gasolina. São uma opção muito prática para o transporte quotidiano na cidade, oferecendo compartimentos para guardar capacetes, mochilas, etc.

Destacam-se também pelo seu conforto, ergonomia descontraída e fácil acesso, mesmo para dois passageiros.

As scooters elétricas, devido ao seu tamanho e leveza, podem lidar com o tráfego urbano como “peixe na água”, o seu habitat preferido, e permitem ao seu utilizador encurtar os tempos de viagem e de estacionamento.

Show All
Blog posts
Show All